quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Peleja das Ferroadas


Desde muito pivetinho
era de malinação
ia com mãe pro interior
me soltar em danação
que aprendia com papai
nas caçadas que ele vai
deixei o meu coração

Viajava com mainha 
para São João da Serra
todo Julho e Dezembro
me espalhava naquela terra
com cavalo na esteira
peteca e baladeira
com mamona fazer guerra

Era por dentro dos mato
que se passava a aventura
só o sol no meu juízo
já fazendo queimadura
com o diabo na orelha
fui tirar mel de abelha
projectando a pintura

Quem sempre me levava
era nosso Luizinho
ele três anos mais velho
e eu era seu sobrinho
de testa brilhando em lume
tocou fogo no estrume
numas latas de leite ninho

Penduramos lá no tronco
eu não tinha o que fazer
arrumei um galho seco
comecei a efervescer
furei a cera da colmeia 
sem ter mínima ideia 
do que ia acontecer

Abelhas iam saindo
em grupos pra mais de cem
nessa hora é que se sabe
das pernas que você tem
foi carreira no lajeiro
ferroada e desespero
como nunca vi ninguém

Ferroada na cabeça
no nariz e no ouvido
no buxo, peito e braço
no mamilo foi sofrido
na canela e no joelho
correndo todo vermelho
com ferrão no escondido

Ferroado fui embora
e o dia se passou 
vovô disse pra nós:
- vamos ali aonde vou
onde ele ia eu ia
com ele eu aprendia
hoje é parte do que sou

Fomos pro mesmo rumo
da ultima arrumação
aprochegando la perto
contando a confusão
meu avô achou bonito
quando viu soltou um grito:
- Diabo de esculhambação

A árvore foi ao chão
e o fogo se espalhando
'O diabo dessas dirgraça
veve no mundo aprontando'
de cabeça baixa e mudo
ganhei uns três cascudo
e a pressão só aumentando

La vai nós, dois molecote
carregando água no braço
eu carregava uma parte
Luizinho outro pedaço
no sol eu me pelando
meu avô só resmungando
descendo cascudo de aço

A peleja foi intensa
mais conseguimos apagar
de cansado e de cascudo
eu já tava pra chorar
porém escutava e ria
quando o vovô dizia:
- O diabo dessas dirgraça
veve no mundo pra aprontar!

(MarcoFoyce)

Um comentário:

  1. Muito bom o seu cordel,adoro literatura de cordel...tô te seguindo ,segue de voltahttp://ruthnunes3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir