quinta-feira, 21 de março de 2013

Espetáculo urbano


O desfecho é bem conhecido por todos, individualizado apenas por algumas variáveis como o onde o quando e o como...
No mais bem que caberia um fundo musical adolescente do tipo Legião Urbana...ou de repente, até o hino nacional.
Eis o ridículo da tragédia humana! Ou seria a trágica da comédia humana? E lá se foi mais umas vítimas!
O cortejo foi veiculado por toda a imprensa, inclusive um bloco inteirinho no Jornal ...e assim mais um espetáculo cuja matéria é o sofrimento alheio.O sofrimento alheio?
Estava demorando! à esta altura o céu está mais alegre:Com os 230 estudantes de Santa Maria.
E assim a vida continua! O Brasil continua! e a Presidenta diz que nunca na estória deste país ...o Brasil teve tanto dinheiro! Poderia dizer também que nunca pagamos tantos impostos!!! Mas o que isso tem a ver, afinal, com o caso de Santa Maria ? E então o louco aqui agora passa a ser este cronista ...iniciante.
O engraçado é que centenas de casos como estes ocorrem todos os dias no Brasil, sem contar os casos aberrantes de pedofilia dos Padres, os professores espancados em sala de aula, a miséria no nordeste, a malária no norte, a prostituição nas BR’s, a guerrilha nas favelas...
Enfim sorte que temos uma programação de TV inteirinha pra nos alienar:o domingo legal que dá casas para os pobres ,a novela nossa de cada dia, o futebol sagrado de toda quarta, a grande família de toda quinta...só pra fincar em alguns exemplos.
Mas, meu caro, ninguém é de ferro então nada melhor que aquela cerveja gelada ou aquele churrasco!
E antes que eu esqueça meus pêsames à família de Fernada Lages! afinal alguém tem que levar isso à sério e não como mais um seriado da vida real,mais um reality show do tipo big brother ou “agora ou nunca”.alguém tem que se revoltar com a polícia incompetente, com a banalização da violência...e com a ignorância política do povo...
Falando nisso um detalhe em especial me chamou atenção no caso de Eloá:a fé da pessoas em deus! A senhora recebeu o coração de Eloá, em transplante, e atribuiu o fato à Deus. O irmão da vítima ao falar sobre o caso disse que Deus sabe o que faz. A mãe da vítima perdoa o assassino e diz acreditar na justiça de Deus. Deus! Deus! Deus! Será que as pessoas não vêem que Deus não tem nada a ver com isso ? É Impressionante como a resignação e a passividade religiosas entorpecem estes infelizes, quando na verdade a questão é meramente social!
Mas o fato é que a menina morreu e os coleguinhas aproveitaram pra matar aula.
O certo é que Eloá agora é apenas uma estatística e o povo aproveita pra encenar um pouco de compaixão hipócrita!
Por fim deixemos baixar a poeira de mais um espetáculo urbano como o foi o caso Daniela Perez,o caso Pimenta neves,o promotor Talys Ferri,o Champinha, a Suzane ...o caso da mala, e...como era mesmo o nome daquele caso?! até que finalmente vamos dormir de barriga cheia e cabeça vazia, atentos ao próximo espetáculo...da vida real.
Então deixo estes humildes questionamentos: Até quando vamos fingir que está tudo bem e reeleger políticos inescrupulosos? Até quando vamos preferir discutir futebol ou fórmula 1 à política ou sociologia? Até quando faremos das universidades passarela pra nosso pseudo - intelectualismo e pedantismo? Até quando vamos dar carinho aos gatos e aos cães e negar amor às crianças? Adeus, aos estudantes de Motos em Santa Maria!

Cicero Juão

Nenhum comentário:

Postar um comentário