segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Assis Brasil - O Cigano Erudito poesia corrida nas verves

2013-07-30.
ASSIS BRASIL – O CIGANO ERUDITO

Neste documentário, da lavra de Francigelda Ribeiro e de Marina Farias, apresenta-se um escritor na plenitude da sua vida: literária, acadêmica, profissional, etc. com requinte de detalhes. O homem, Assis de Almeida Brasil, aqui é reverenciado pela carreira conquistada com muito esforço, muita luta.
Há neste impactante registro nuances de Assis enquanto um burilador de cenas e episódios corriqueiros; seus personagens denotam com emoção e vigor perfis bem comuns aos brasileiros, os quais, todavia, passam despercebidos pelo público aí nessa vileza e penúria da correria quotidiana. Mais: o sobredito doc. mostra um making off do próprio estilo de vida de um escritor, do quão laboriosa, fervilhante e pesada é a carga de conhecimentos a qual ele busca para transmitir ao leitor através de seus textos, de suas personas – nascidas no mundo e registradas à mão, à máquina no seu escritório. São momentos nobres que revelam a sobriedade e o amadurecimento, também, artístico-intelectual de Assis Brasil.
A plateia - que assistira ao lançamento e acompanhara os detalhes da “première” - se sentiram, ainda, mais entusiasmados porque, de brinde, puderam ter à mostra um(a) mezanino(a) com boa parte das obras publicadas por Assis Brasil e seus mais novos livros, nos quais aparecem as temáticas indigenista, ecológica e científica, dentre outras ali presentes também. Sorte de quem pode ler, aprender e saber de estórias que contam sempre algo de história por Assis Brasil.


Por João Paulo Santos Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário