quinta-feira, 9 de junho de 2016

Emagrecê pa subi nai van 

Respeitando os corres da pessoa grafitteira. Na lata!

"Emagrecê pa subi nai van", disse a senhorinha ao descer do transporte complementar metropolitano Messias/Maceió, no início da Avenida Fernandes Lima (pra quem é do Piauí, uma Frei Serafim aumentada em trânsito e extensão). No sorriso desconfiado, denunciava um "falta mais transporte, não eu emagrecer".

Maceió é Metrópole. Sair dos livros de geografia do Brasil pra ver concretamente dá a real dimensão do que é isso. Metrópole cê pensa logo Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife. Pensar que tem um monte de cidade ao redor (Satuba, Messias, Marechal Deodoro, Murici da metrópole e Cruzeiro do Sul, Palmeira dos Índios...) e todas elas mandam gente toda hora pra Maceió situa melhor o tamanho desse aglomerado urbano.

 Vale a pesquisa sobre desde quando começou o sistema de transporte metropolitano na capital de Alagoas. Em 1998, disseram "aqui é metrópole". Em 2001, começaram a regular o serviço de transporte complementar. O Estado diz que é muito bom, que vai melhorar. Os usuários, quando aparece algo na Internet sobre, falam da direção perigosa de alguns motoristas. Da lotação, nem sinal de crítica.
De fato, vai muita gente. Como malabaristas, os cobradores equilibram as pessoas dentro (quem pede parada, entra. Se não para, tá saindo gente pela janela). 

Mas essa lotação vem impossível só até o início da Fernandes Lima. Sempre tem alguém descendo "na curva da [Polícia Rodoviária] Federal", "no Atacadão", e o transporte fica suave. Quem enfrenta de carro, sente o trânsito mais amarrado. Pras vans, aperreia quando tem acidente. "Eita, resenha! Engarrafamento desde a Bomba do Gonzaga! Radialista mentiroso da poxa!", diz o motorista ao saber de um acidente na Via Expressa  (que é do outro lado da cidade). Em média quarenta minutos, a van desce da Cidade Universitária (Hospital Universitário) para a Praça Centenário  (antes do Centro, no bairro Farol). Dá bom emagrecer pra subir na van. Mas já que é o transporte que dá acesso ao coração da cidade, aos projetos e labuta diária, a galera vai dando seu jeito pra caber e se movimentar na metrópole Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário