quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mia Couto, eu te amo!



Sempre achei televisão coisa de gente desocupadíssima. Não assisto. Salvo raras vezes em que o tédio de estar sozinha e não guardar em casa livros não lidos, me deixam nervosa e inquieta. Sei lá, acho que se não ouvir um barulho de voz, mesmo que seja do vizinho ou da televisão, penso que uma alma feia vai aparecer para mim.
Quando ligo a TV, desabo no sofá e fico zapeando canal a canal. E anteontem foi um dia desses. Me esparramei no sofá, peguei o controle e comecei a frescura de mudar de canal e  tchan nan nan, fui bem na mosca. Tava passando Roda Viva com Mia Couto. Que glória. Adoro a programação da TV Cultura e adoro o Mia Couto.
E que ele me perdoe, mas antes de ir atrás de sua história de vida e de ver algumas fotos, meu deus, eu achava que Mia Couto fosse mulher. Morro de vergonha e sempre caio no riso quando digo para alguém essa história.
E a entrevista prosseguia. Ele todo lindo, falando aquele português de Moçambique tão bonito quanto ele. Ai!  E ele disse que adora Literatura Brasileira, citando nomes de Guimarães Rosa,  que nos apresentou em seus livros belíssimos neologismos. Tem um que eu amo. É o “amormeuzinho”.  E quando  estou mais apaixonada do que o de costume, chamo meu namorado assim. (segredo). Falou nomes como Jorge Amado ( ainda vou ler toda a sua obra só pra saber se ele só fala das putas da Bahia), de Machado e do Modernista Mário de Andrade.
A droga do telefone toca. É meu namorado!!!!!!!!!!!!!! E eu já atendo contando vantagem.
- Amor, tu nem sabe quem eu estou vendo no Roda Vida, beleleu!
E ele, com voz de vencedor:
- O Mia Couto.
Ele também estava vendo. Merda! Dessa vez perdi.  E para meu alívio ele solta a bomba.
- Sabia que eu achava que o Mia Couto era uma mulher?
Que alívio! Que alívio! Ao menos não era só eu, que tinha este ledo engano.
Mia Couto é biólogo e Poeta. Achei o máximo quando ele disse que preferia ver o mundo como poeta e não como biólogo. Um homem charmoso, isso sim que ele é. Eu casaria com ele! Seria igual liquidação de loja: cama, mesa e banho. Rá!
A entrevista acabou. Foi ótimo te ver, poeta! E não esquece: eu casaria com você, se meu namorado deixasse!
(Rosseane Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário